Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Quarta, 23 de Julho 2014.



RECIFE

27/06/2010 15:11:28

Partido Verde oficializa Sérgio Xavier ao governo do Estado

Partido fez convenção hoje, no Centro de Convenções, em Olinda

JOÃO PAULO SEIXAS

Marina não compareceu ao encontro, mas enviou vídeo

Por Paulo Sérgio Scarpa

O Partido Verde realizou a sua convenção, hoje, no Centro de Convenções, em Olinda, à 9h30, quando confirmou as candidaturas do ex-secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (1998) e ex-secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (2003 a 2006) Sérgio Xavier para governador e de sua vice, a professora e ex-delegada dos direitos do consumidor Nely Queiroz. A candidata a uma das vagas do Senado será a advogada e médica René Patriota, que se dedica à defesa dos usuários de planos de saúde. O PV terá cerca de dois minutos no guia eleitoral.

A chapa majoritária, define Sérgio Xavier, representa a confirmação de que o PV “prestigia, conta e convida a mulher a participar de seus quadros”, uma referência à senadora Marina Silva (AC), candidata “verde” à Presidência da República. “Não poderiam faltar mulheres na chapa majoritária”. 

Vídeo: Sérgio Xavier fala de sua candidatura e faz promessa: "Vamos transformar Pernambuco no estado mais sustentável do Brasil".

O nome para a segunda vaga para senador deverá sair da coligação com o Partido Republicano Progressista (PRP), que terá 42 segundos no guia, já definida para as chapas majoritária e proporcional, ou do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com 45 segundos, que ainda estava em fase de negociação até a noite de sexta-feira. “Ou de outros partidos que queiram se coligar ao PV até o próximo dia 30, data limite para as convenções e escolha dos candidatos”, adverte Xavier.

Marina não comparecerá ao encontro, mas prometeu enviar vídeo saudando os candidatos e solidarizando-se com a tristeza do povo pernambucano pelas mortes e desabrigados na tragédia ambiental na Mata Sul do Estado. Na mensagem, Marina falará sobre os perigos do desmatamento, da extinção das matas ciliares e da preservação do que resta, ainda, da Mata Atlântica no Estado. Estão previstas as presenças do presidente nacional do PV, José Luiz Penna, e da prefeita de Natal (RN), Micarla de Souza.

A convenção será aberta com a exibição de vídeos considerados históricos pelo PV, da década de 80, quando o então militante Sérgio Xavier aparece ao lado do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na campanha de 1989, na Região Metropolitana do Recife, defendendo a proteção das matas ciliares, criticando a insegurança nos morros do Recife e advertindo as autoridades para as consequências do desmatamento da Mata Atlântica, fonte de água potável para a região.

O PV terá 50 candidatos para a Câmara dos Deputados, entre eles o ex-deputado Harlan Gadelha Filho, o pastor e proprietário de colégio Cilas Menezes, o empresário e suplente André Lucena, o advogado Cristiano Carrilho, o ex-superintendente do Ibama Leslie Tavares e o sindicalista Dantas Simeão (Araripe), líder no polo gesseiro. Para deputado estadual, a chapa liderada pelo PV terá 98 nomes, que inclui o deputado Lucrécio Gomes, os vereadores do Recife Daniel Coelho e Augusto Carreras, o ex-deputado estadual Roberto Leandro, Fred Gadelha (Goiana), Emiliano Coelho (Petrolina), Antonio Pereira (Santa Maria da Boa Vista, do movimento quilombola), Bárbara Lustosa (jornalista) e Mariana Albuquerque (universitária e líder ambientalista na Praia de Maracaípe). O PRP deverá apostar na reeleição do deputado José Lopes (coronel da reserva da PM) e no retorno à Assembleia do ex-deputado Alf, André Luis Farias.

Fonte: Jornal do Commercio





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br