Portal Pinzón | O seu portal de Pernambuco

Pernambuco - Brasil

Quinta, 23 de Novembro 2017.



OUTRAS

14/08/2015 15:28:00

Igarassu ganha Casa do Patrimônio

Projeto do Iphan tem como objetivo aproximar a sociedade civil da educação

GUILHERME CARRÉRA/DP/DA PRESS

Por Guilherme Carréra

m funcionamento desde 2009, a Casa do Patrimônio de Igarassu esperou seis anos para se apresentar a público da maneira que merecia. Neste sábado, o espaço coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional inaugura a exposição Preservar Igarassu. Em cartaz até agosto de 2016, painéis e objetos espalhados por duas salas de exposição contam um pouco da história do município localizado a 28 km do Recife. Além de aspectos históricos, a mostra dá destaque aos patrimônios materiais e imateriais pertencentes à região. Um documentário produzido especialmente para a exposição ouve moradores a respeito de suas relações com a cidade.

A Casa do Patrimônio é um projeto de educação patrimonial do Iphan, órgão federal vinculado ao Ministério da Cultura. "O foco principal é o estabelecimento de uma nova forma de relacionamento institucional com a sociedade civil, por meio da articulação de agentes e espaços", explica um dos painéis. Não só as exposições, mas atividades diversas, como oficinas, palestras e apresentações culturais, ajudam o Iphan a aproximar o público do debate em torno do patrimônio histórico. "Além de disseminar a educação patrimonial, o projeto quer promover os próprios patrimônios", acrescenta Juliana Cunha, historiadora do Iphan/PE. No caso de Igarassu, não faltam exemplos.

 

Erguido em 1675, o Sobrado do Imperador só ganhou esse nome em 1859, ano em que Dom Pedro II visitou a Vila de Igarassu e ali se hospedou. No coração do Sítio Histórico, a edificação atravessou séculos, conhecendo também o abandono. Em 2006, o Iphan e a administração municipal iniciaram uma conversa para que fosse autorizada a cessão de uso do imóvel. Entre 2007 e 2009, uma reforma preparou o casarão com primeiro andar e quintal aos fundos para se tornar o escritório técnico da instituição. Hoje, ele abriga homenagens a patrimônios imateriais de Igarassu. Considerado o mais antigo do país, o Maracatu Estrela Brilhante tem um painel próprio. Os mamulengos de Mestre Vitorino ganharam vitrine para serem expostos. E uma fotografia da clássica fritada de aratu desperta o apetite.

 

Na inauguração, o público em geral e autoridades locais são esperados às 19h. Além da visita à exposição, os presentes vão poder participar do jogo do patrimônio. Desenvolvido pela Fundarpe, trata-se de um tabuleiro em tamanho gigante que apresenta a cultura local, a partir de desenhos feitos por estudantes de Igarassu. Na ocasião, porções de fritada de aratu vão circular pelo salão, representando a gastronomia local. A partir de segunda-feira, a casa passa a funcionar das 9h às 12h e das 13h às 17h em dias úteis. Um agendamento prévio por telefone é recomendado: (81) 3545-0537/0307. A entrada é gratuita.

 

A inauguração oficial da Casa do Patrimônio de Igarassu faz parte da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que acontece de 17 a 21 de agosto. Na edição deste ano, o projeto Sobrado dos Bonecos também conquistou espaço na programação. Eleito Patrimônio Cultural do Brasil em 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste será tema de atividades ao longo da semana: oficina de confecção de mamulengos, rodas de conversa com os mestres e apresentações em conjunto de mestres e alunos. O Sobrado do Imperador fica na Rua Barbosa Lima, número 122, Sítio Histórico. Este, inclusive, tombado pelo Iphan no ano de 1972, tamanha a valia de seu conjunto arquitetônico e paisagístico.

 

Serviço:

Abertura da Casa do Patrimônio

Exposição Preservar Igarassu

Rua Barbosa Lima, 122, Sítio Histórico, Igarassu

Neste sábado, a partir das 19h

Mais informações: (81) 3545-0537/0307

Entrada gratuita

Fonte: Diario de Pernambuco





Comente esta notícia

Indique a um amigo

*Preenchimento obrigatório


© 2000 - 2013. pinzon.com.br | Todos os direitos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br